Como a Ana Luiza Herzog, especialista em Sustentabilidade da Revista EXAME, bem sabe, sempre fui um pouco cética com relação ao discurso politica e socialmente responsável das empresas.
Tenho a constante sensação de que elas anunciam mais do que efetivamente fazem — prova disso é o caso relatado pela própria Ana em seu blog ontem, no qual uma colega, também aqui da redação, “flagrou” uma empresa que anunciou uma série de doações a vítimas de uma tragédia antes mesmo que elas tivessem, de fato, sido feitas.
Mas uma coisa eu tenho de reconhecer. A máquina de relações públicas de algumas companhias realmente funciona quando se trata de alardear as boas ações da empresa.
Por isso, foi com absoluto estarrecimento que eu reparei na embalagem de Toddynho, achocolatado fabricado pela americana Pepsico, hoje pela manhã, enquanto tomava café com a própria Ana Herzog (vejam os comentários dela no blog de Sustentabilidade).
A empresa dedicou a parte de trás da caixinha para falar de sustentabilidade. Mas a disposição dos elementos acabou passando uma mensagem totalmente confusa — para dizer o mínimo.
Reparem na imagem abaixo. Pelo sentido da leitura e hierarquia das fontes (ou letras), o “Desmatando florestas” vem logo em seguida ao “É divertido ajudar o planeta”. Ou seja, a mensagem transmitida é oposta ao que se pretende. Nosso primeiro impulso é ler “É divertido ajudar o planeta desmatando florestas”. Hã?
Só depois de prestar muita atenção à caixinha é que se percebe um selinho de “isso não se faz” à direita (vermelho e marrom não são exatamente cores contrastantes).
Isso sem falar no erro de português (vamos lembrar que se trata de um produto direcionado ao público infantil). “Reciclar 1 tonelada de papel poupam quantas árvores?”. Não seria “poupa”?
Mas há ainda outras mensagens mais sutis. O porquinho malfeitor aparece com um cigarro na boca e a árvore da direita parece assobiar como se quisesse disfarçar o ocorrido, num claro sinal de constrangimento. Ela não deveria estar feliz por impedir o desmatamento?
Ou seja, na tentativa de transmitir o conceito de cuidado com a natureza (o que é absolutamente louvável), a Pepsico pecou absurdamente na execução, deturpando a ideia original.
No cantinho da embalagem, a empresa sugere a visita ao site do Toddynho para mais dicas de sustentabilidade. A página é muito bem-feita, e traz depoimentos de mães sobre temas como reciclagem e nutrição. Mas, depois de uma apresentação como essa, duvido que alguém se arrisque.
por Carolina Meyer da Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário