segunda-feira, agosto 30, 2010

Sacolas plásticas parte I: O planeta em uma sacola de plástico

No continente europeu, já há países que se estão mobilizando para proibir as sacolas ou lhes colocar um sobrepreço(EFE)

No continente europeu, já há países que se estão mobilizando para proibir as sacolas ou lhes colocar um sobrepreço
Tailândia, o país 'viciado' em sacolas plásticas
A Tailândia é um dos países que mais utiliza sacolas plásticas. Segundo a Administração Metropolitana de Bangcoc, a cada dia são usadas mais de 600 mil sacolas nesta cidade de nove milhões de habitantes, enquanto sua eliminação anual custa mais de 600 milhões de baht (US$ 18,5 milhões), segundo fontes municipais.
Por isso, as autoridades de Bangcoc reiniciaram uma campanha para que a população da capital abandone sua "dependência" das sacolas plásticas. E, pelo segundo ano consecutivo, a Administração Metropolitana realiza o projeto: 'No bag, no baht' (sem bolsa, sem baht), que durará 45 dias e oferece aos consumidores um desconto de um baht (três centavos de dólar) por cada compra no valor de 100 baht (US$ 3), quando os consumidores trazem suas próprias sacolas. Além disso, cada saco plástico lhes custará um baht.
Em 2009, a iniciativa conseguiu reduzir em 4,4 milhões o número de sacolas plásticas utilizadas pelos consumidores de Bangcoc. Agora, a Administração Metropolitana quer tentar triplicar esse número.
O vice-governador da Administração, Porntep Techapaibul, disse aos meios de comunicação locais que, das 10 mil toneladas diárias de lixo geradas na cidade, 1,8 mil toneladas correspondem às sacolas plásticas, e a previsão é de que esse número cresça cerca de 20% ao ano.

Fonte: Site MSN Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário