segunda-feira, agosto 30, 2010

Sacolas plásticas parte II: O planeta em uma sacola de plástico

As sacolas plásticas começam a ser trocadas pelas de papel no Estados Unidos(Divulgação)

As sacolas plásticas começam a ser trocadas pelas de papel no Estados Unidos
Medidas restritivas

No continente europeu, já há países que estão se mobilizando para proibir as sacolas ou, ao menos, colocar-lhes um sobrepreço. É o caso do País de Gales, Irlanda e Inglaterra, que se encontram à frente na promoção destas medidas. O povoado de Modbury, na Inglaterra, foi o primeiro da Europa a proibir as bolsas.

Na Irlanda, desde 2002 já há um imposto sobre as sacolas plásticas, que aparentemente reduziu seu uso em mais de 95%. E o dinheiro arrecadado por esse imposto foi utilizado em projetos ambientais.
Na Dinamarca, o sistema de pôr um imposto às sacolas já é utilizado desde 1994 e conseguiu diminuir muito a utilização do plástico.
Em Taiwan, a proibição existe desde outubro de 2001 para as bolsas de plástico de um só uso em agências governamentais, escolas, e instalações militares. Em 2003, a proibição se estendeu aos supermercados e lojas.
Em Bangladesh, elas foram proibidas em 2002 depois da descoberta de que elas foram as principais culpadas de impossibilitar o desaguamento nas terríveis inundações de 1988 e 1998.

O ideal, segundo as organizações ambientalistas, não seria que se proibissem, mas se apresentasse alternativas como o uso de sacolas plásticas biodegradáveis, que já estão sendo implantadas em certos lugares com bons resultados.
As sacolas plásticas começaram a desaparecer dos supermercados dos Estados Unidos e todos fomos testemunhas, através do cinema, do uso das grandes bolsas de papel nas quais se acumulavam as compras dos personagens da telona. Assim elas tornaram-se célebres e o que a princípio era um produto típico desse país, se transformou em um exemplo a seguir.

Fonte: Site MSN Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário